"Qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando".                           (Henry Ford)                       

Gestão da empresa em tempos de crise - II

25 Setembro 2016

O que a situação atual exige do gestor

 
Em março deste ano escrevi um texto a respeito da gestão em tempos de crise. Passaram-se seis meses, ocorreram diversos fatos importante no Brasil (impactando na economia) e, segundo especialistas, há uma expectativa de que comece alguma recuperação no cenário nacional. Embora o que tenho escutado nas diversas atividades de cursos e consultorias que tenho desenvolvido é que, salvo alguns casos em que a empresa atua em nichos de mercado mais atraentes, as condições ainda são bastante desafiadoras.
 

Dessa forma, volto a reforçar os princípios daquele texto de março, ou seja, o adequado gerenciamento da empresa é fundamental para atravessar os períodos mais turbulentos com o mínimo estrago. Assim como o navio que precisa passar pela tempestade: se o comandante dispõe de informações e instrumentos de bordo, o risco de colisão, afundamento ou somente a perda de rumo é menor. Este risco ainda existe, mas as decisões ficam mais fundamentadas, logicamente que aliadas à experiência acumulada pelo comandante ao longo de sua carreira.

 

Na empresa, a situação é semelhante. O gestor tem também toda uma experiência a respeito dos seus negócios, afinal ele trouxe a empresa até os dias de hoje. Mas ferramentas de gestão podem ajudar a enxergar de maneira mais clara dificuldades (internas e externas) e proporcionar mais informações para que as decisões sejam mais adequadas.

 

E não se trata de “reinventar a roda”, ou seja, criar coisas complexas para inserir na rotina da empresa, mas justamente aplicar da melhor maneira ferramentas simples de gestão que possam ser mais facilmente utilizadas pelo gestor e demais colaboradores. Nessa linha de raciocínio, pode-se pensar em Metodologia 5S, gestão por indicadores, planejamento estratégico e outras que, conforme a necessidade, ajudam a montar uma estrutura de gerenciamento que sirva de base para atravessar com mais segurança o período de crise e, ainda mais, preparar a empresa para o crescimento sustentável e de melhores resultados.