Filosofia 5S

20 Agosto 2019

Muito mais que varrer o chão.

 

Se eu perguntar o que é 5S, muitas pessoas dirão que conhecem. Não há problema nisso, pois este termo até que é bem disseminado principalmente no meio empresarial. E o que você está pensando neste momento ao ler sobre 5S? Vamos ver se “leio” seu pensamento: "5S é aquele programa para fazer todos varrerem o chão no local de trabalho, organizarem os materiais nas prateleiras, colocarem etiquetas nas gavetas e nos recipientes" e por aí vai... e não há problema nisso (de novo!). É uma parte importante do 5S realizar estas ações... mas é somente uma parte! E o que mais?

 

 

Existe toda uma origem da filosofia do 5S e o objetivo aqui não é fazer um tratado conceitual, mas despertar no leitor novas perspectivas de compreensão do 5S, sendo uma base para a mudança.

Desculpe! Para quem não conhece, faltou apresentar a descrição! Em seguida já retorno para a ideia principal. Então, os cinco sensos são:

 

Cada um dos Sensos tem origem em palavras no idioma japonês e foi traduzido de forma a manter o significado:

 

Para saber mais sobre cada um dos Sensos, dê uma olhada na internet. Tem bastante informação.

 

Estes são os cinco Sensos. Muito prazer em conhecer!

 

Voltando à discussão principal... e usando a ideia da limpeza e organização, em um programa 5S na empresa se discutem formas de deixar o ambiente mais limpo e organizado. Mas se não houver conscientização quanto ao porquê de fazer o que está sendo feito, a ação se tornará algo mecânico e sem sentido. E pior, sempre precisará de “ordens superiores” para que aconteça. Dessa forma, possivelmente não será duradouro. Não ocorrerá por determinação e consciência quanto a sua necessidade e importância, mas porque “o chefe mandou”.

 

Vale lembrar que conscientização depende de conhecimento, conversa, troca de ideias e também de prática. Ainda relacionando com o ambiente empresarial, isso significa capacitar as pessoas, incentivar o debate sobre possibilidades de melhoria e, é claro, permitir a aplicação dos conceitos. Desde a famosa limpeza e organização e, principalmente, levando a uma nova forma de interagir com as demais pessoas e com a própria estrutura da empresa.

 

Como se pode esperar que cada um tenha determinada atitude se não ficaram claras as diretrizes? O tempo do “ele já deveria saber” ou “é óbvio” passou. Caso se deseje que o outro mude, é necessário mudar primeiro e dar o exemplo, realizando ações que levem a uma mudança de hábitos... olha aí a importância do líder (mas isso é assunto para outro texto)! Lógico que esta mudança também depende da vontade de cada um. Se alguém é do estilo “eu nasci assim, eu vivi assim, vou morrer assim...” e não está aberto nem a escutar sobre novas possibilidades, fica mais complicado. Porém é função das lideranças buscar as alternativas para o desenvolvimento das pessoas, resultando em hábitos mais saudáveis e produtivos.

 

Chegamos nestas palavras-chave: mudança de hábitos! Este é o verdadeiro 5S! E é bem mais difícil do que simplesmente varrer o chão e colar etiquetas. Claro que estas ações ajudam. Por exemplo, se há uma etiqueta mostrando onde é o local de uma ferramenta, ao longo do tempo a pessoa se habitua a colocar a ferramenta naquele lugar.

 

Vou aproveitar este mesmo exemplo. Se for perguntado a alguém: “Por que colocar a ferramenta neste local?”, poderíamos ter, entre outras, duas respostas:

 

 

 

De uma forma ou de outra, a colocação da tal ferramenta no local vai acontecer, mas numa empresa onde a resposta seja a segunda alternativa, o resultado como um todo será melhor. Pois além do item no lugar certo, haverá uma conscientização quanto ao porquê de realizar aquela ação. E muito provavelmente, isso levará a novos bons hábitos, como maior atenção também ao cliente interno (os colegas de trabalho), entendimento do seu papel enquanto parte de um time e mesmo melhoria na postura pessoal, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável, não somente físico (limpo e organizado) mas também em termos de clima organizacional (respeito e apoio a todos).

 

 

 

Parece algo muito distante? Filosófico demais? Posso dizer que não é fácil, mas se a situação não está como você gostaria que estivesse, simplesmente deixar assim vai gerar, em algum momento, desde perdas diversas (materiais, acidentes de trabalho etc.) até reflexos negativos lá com o cliente.

 

O 5S ajuda a reduzir desperdícios, seja de dinheiro ou de paciência, trazendo mais sucesso para a empresa e, ao mesmo tempo, uma vida mais “limpa e organizada” para as pessoas. E pessoas mais satisfeitas produzem melhor, gerando resultados positivos no trabalho e aumentando seu próprio nível de realização profissional, o que é benéfico para todos envolvidos neste processo.

 

Gostou de ler a respeito do 5S sob esta perspectiva? Então pesquise mais sobre este assunto, troque informações com colegas, envie seus comentários e, principalmente, abrace e aplique o 5S em qualquer ambiente onde estiver.

 

Desejo muito sucesso!

 

Página inicial