Sua empresa tem recursos de sobra?

09 Março 2020

O que fazer?

 

Mesmo que seja o caso, ainda assim os mesmos devem ser bem utilizados, não é mesmo? Em geral, estes recursos (humanos, espaços de mídia, tempo... enfim, dinheiro!) são restritos, portanto, merecem uma utilização bem direcionada e dosada. Isso vale também para os esforços de busca de mercados e / ou criação de novos produtos.

Normalmente a empresa tem um leque de opções, ou ao menos, algumas alternativas mais viáveis. O ponto é: qual escolher? Seria melhor buscar maior fatia de mercado com os produtos atuais? Ou lançar um novo produto em um mercado ainda não explorado? Ou uma combinação destas alternativas?

Assim como é mais prático apertar um parafuso com uma chave de fenda do que somente com os dedos, também a utilização de ferramentas administrativas contribui para que o gestor tenha uma visão mais clara das alternativas, facilitando o processo de decisão.

Nesse sentido, hoje gostaria de te falar sobre a Matriz de Ansoff, que ajuda a organizar as ideias sobre escolha de produtos e mercados a serem trabalhados.

Matriz de Ansoff???
Igor Ansoff foi um professor e consultor que identificou que as empresas precisavam se preocupar também com o ambiente externo e não somente com questões internas e publicou, em 1965 (sim, naquele ano ele já pensou nisso!), um estudo sobre as dificuldades relacionadas às questões estratégicas nas organizações e a proposta da ferramenta que ficou conhecida como Matriz de Ansoff.

Sem aprofundar a parte teórica para este texto não ficar muito extenso, segue uma descrição básica da Matriz, começando com sua representação gráfica;

 

sendo:

 

- produto existente e mercado existente: identificado que ainda há perspectiva de ganho de participação no mercado existente com o produto existente (ou produtos existentes). Talvez em função da capacidade de ofertar menor preço, alto diferencial de qualidade do produto, algum espaço em função de saída de concorrentes ou outras razões combinadas.
Por exemplo, empresas de telefonia frequentemente oferecem promoções de entrada para conquistar clientes da concorrência.
- produto novo e mercado existente: sua empresa tem capacidade de identificação das necessidades dos clientes e criação e lançamento de novo produto de forma a atender a estas necessidades, usando a força da marca como apoio. Pode ser um produto totalmente novo ou uma variação de um já existente.
Um exemplo é o que está ocorrendo no mercado automotivo, no qual as empresas estão pesquisando e passando a oferecer carros elétricos.
- produto existente e mercado novo: quando a empresa percebe que o mercado atual está esgotado ou ainda vê possibilidade de abrir um novo mercado, seja nova área geográfica ou mesmo um novo segmento de clientes.
Além de abrir novas instalações ou implementar uma rede de distribuição, o sistema de franquias é uma opção de entrada em novos mercados, assim como o e-commerce.
- produto novo e mercado novo: envolve os riscos de lançar no mercado um produto novo, ainda não consolidado juntamente com a entrada em um mercado no qual não se conhece as características (ao menos não tão bem quanto no mercado atual).
Pode ser uma diversificação relacionada, como um fabricante de sabonetes lançando um desodorante (ou seja, no segmento de higiene pessoal), ou não relacionada, como este mesmo fabricante passando a atuar com biscoitos (isto é, entrando no segmento de alimentos).

 

Em resumo, a Matriz de Ansoff contribui para que o gestor faça uma análise melhor estruturada dos benefícios, custos e riscos de cada alternativa. Num processo de planejamento estratégico, são utilizadas ferramentas apropriadas para cada fase, facilitando a compreensão do conjunto de informações coletadas e as decisões que o gestor deve adotar.

E como entender mais deste processo?

Achou interessante mas não sabe como utilizar a Matriz? Surgiram dúvidas? Sem problema! Esta e outras ferramentas serão vistas em capacitações a serem oferecidas, aliando conceitos e exercícios, de forma a criar condições para que o participante possa entender como organizar as informações internas e de mercado e usá-las de maneira inteligente para tomar decisões mais assertivas.

As inscrições já estão abertas, mas são vagas limitadas! Para mais detalhes sobre os próximos eventos (inclusive os descontos oferecidos), acesse os links em nossa página inicial,
clicando aqui.

 

  

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