Metodologia 5S e os ODS

03 Março 2021

Sua Empresa pode aplicar!

 

Talvez poucas pessoas, se comparado com o que seria o ideal, conheçam os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim também nas empresas, principalmente as de menor porte. Antes de chegar no ponto principal deste texto, lanço dois questionamentos:

  • Por que eu ou minha empresa deveríamos nos preocupar com os ODS?
  • Como posso (começar a) aplicar os ODS?

Primeiro, um pouco sobre os ODS.

No ano de 2015, todos os estados-membros da ONU – Organização das Nações Unidas, adotaram este modelo de busca de melhoria das condições e perspectivas de vida para as pessoas e de proteção do planeta. Este movimento faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são compostos por 17 Objetivos e 169 Metas, abrangendo diversos aspectos como saúde, inovação, parcerias, educação, crescimento econômico e vários outros igualmente relevantes.

 

 

Percebe-se que os ODS são bastante relevantes para o ambiente corporativo, pois uma sociedade mais desenvolvida tem também como base empresas com alta produtividade e qualidade e que tenham uma boa relação com os stakeholders, obviamente que incluída a comunidade nas quais estão inseridas.

Quero citar aqui o Pacto Global, que é o principal canal da ONU com o setor privado e que se define como “uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras”. Referência bem interessante para que as empresas façam parte deste processo voltado à sustentabilidade.

Portanto, cada pessoa e cada empresa pode colaborar. E não se trata de gastar mais, mas de agir de forma a gerar melhores resultados com alinhamento aos ODS! E seriam ações somente para grandes empresas mundiais? Como uma empresa de menor porte poderia contribuir com todo este movimento, gerando resultados e mesmo se destacando na sociedade?

Realmente é mais difícil tentar fazer tudo (“abraçar o mundo!”), mas pode-se iniciar conhecendo os conceitos e verificando alternativas de sua aplicação através de diferentes formas.

Uma delas, que abordo aqui, é a Metodologia 5S, os Cinco Sensos: Utilização, Organização, Limpeza, Padronização, Autodisciplina. Para conhecer mais sobre o 5S, deixei um link ao final para um texto no qual faço uma exposição conceitual e também um pouco, digamos, filosófica desta Metodologia.

Nas atividades de 5S que ajudo as empresas a realizarem, vários são os aspectos que debatemos ao estudar cada um dos Sensos, procurando identificar as oportunidades de melhoria e definir, de forma prática, as ações a serem executadas. Considerando a ideia geral de se dispor de um ambiente de trabalho mais produtivo, seguro, não estressante e que, enfim, gere bons resultados, via de regra se chega a questões relacionadas ao uso dos espaços de forma mais adequada, aprimoramento na organização dos itens e locais, cuidados no descarte do que não serve mais para a empresa, busca de um ambiente mais humano, aumento da capacitação das pessoas, definição de rotinas padronizadas de trabalho, envolvimento de todos, criatividade na resolução de problemas, melhor uso dos equipamentos e tantos outros aspectos.

Tudo isso exige dedicação, é um investimento, mas traz benefícios para a empresa e para os demais envolvidos. E vejam só, já são ações que, no meu entender, em maior ou menor grau estão relacionadas aos ODS. Por exemplo:

 

 

 

Assim como os Cinco Sensos, por motivos didáticos, são analisados um a um mas compõem um todo, nota-se também a transversalidade dos ODS. A partir da construção acima, pode-se criar ações no dia a dia que busquem apoiar o atingimento dos Objetivos.

Ou seja, ao falarmos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em uma empresa, verifica-se que não precisa ser algo distante, “fora da realidade”. São conceitos que possivelmente já são praticados, em maior ou menor grau, podendo ser aprimorados. E através do 5S, conforme a abordagem que faço aqui, buscando benefícios diretos para a empresa e para a sociedade como um todo.

Creio que, ampliando este debate, poderemos vislumbrar novos caminhos de desenvolvimento com maior sustentabilidade e benefícios compartilhados em nossa sociedade local e global.

Da estrutura mostrada na tabela, o que poderia ser complementado? Que outras características do 5S teriam relação com os ODS? E com quais ODS? De que forma trazer estes conceitos para mais próximo da realidade da empresa?

Vamos trocando informações e construindo novos caminhos!

 

 Para saber mais, acesse: 

   

 Página inicial