Qualidade Aplicada no Terceiro Setor

As OSCs – Organizações da Sociedade Civil*, mais conhecidas como ONGs – Organizações não Governamentais, têm continuamente aumentado sua relevância na sociedade, pois contribuem para o desenvolvimento da comunidade onde atuam, seja em assistência social, empreendedorismo, cultura, educação e outras áreas.

A partir de minha atuação no Movimento Escoteiro, passei a ter contato com diversas destas instituições, conhecendo distintas realidades e me interessando em compreender melhor este ambiente que engloba, no Brasil, dezenas de milhares de organizações e milhões de pessoas com algum vínculo voluntário ou empregatício.

Em função desta vivência e também buscando fontes nacionais de informação, tenho notado dificuldades constantes em boa parte das OSCs em relação à gestão (não é algo comum para muitas empresas, menos ainda no terceiro setor), assim como dificuldade na captação suficiente de recursos, pois normalmente as demandas são altas.

Assim, vi possibilidade de atuar apoiando estas instituições, contribuindo com os conhecimentos em gestão no sentido de ajudar a que as mesmas alcancem maior sustentabilidade.

Foi criado então o braço da QA Consult para este segmento, a QATS – Qualidade Aplicada no Terceiro Setor, com alinhamento as suas Diretrizes Estratégias e de modo a aplicar conceitos da qualidade pensados de forma mais ampla, buscando articulação entre os stakeholders e propiciando melhores condições de desenvolvimento para as instituições, com a crença de que isso pode fazer parte da construção de uma sociedade mais moderna, justa e produtiva.

Andriano A. Felippe Alves

 

*Para saber mais sobre as OSCs, acesse o portal do Mapa das Organizações da Sociedade Civil, na página do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, (clicando aqui).

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Além dos conceitos de gestão empresarial que já são utilizados nas atividades da QA Consult junto às empresas, é sempre necessário buscar o que está relacionado às questões do Terceiro Setor em termos de legislação, editais, indicadores, pesquisas, instituições envolvidas e outras informações relevantes.

E procurando alinhar cada ação a um movimento global de mudanças, importante destacar os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois envolvem as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

São vários os atores, seja no setor público, na iniciativa privada e também no terceiro setor, que envidam esforços na disseminação e aplicação das ideias preconizadas nos 17 ODSs, transformando-as em ações na busca do atingimento das 169 metas definidas.

Para conhecer mais sobre os ODSs, entre diversas referências, vale citar a plataforma ODS Brasil (acesse aqui), o Pacto Global (acesse aqui), o Observatório de Políticas Públicas (acesse aqui), além, obviamente, a ONU - Organização das Nações Unidas (acesse aqui).

Há muitos desafios a serem enfrentados para que os objetivos possam ser atingidos, portanto cada contribuição é importante e, através da QATS, pretende-se colaborar para o melhor resultado possível de “pensamento global, ação local”, aliando gestão à experiência e perseverança das Organizações da Sociedade Civil.